DICAS DE COMO CRIAR AMBIENTES SAUDÁVEIS PARA SEU HOME OFFICE APÓS A PANDEMIA.
Definitivamente, 2020 não está acontecendo conforme nossos planejamentos. Bilhões de pessoas encontram-se enclausuradas, e viram-se obrigadas a modificar seu estilo de vida. A grande questão agora é: como será nossa vida após a pandemia? O que muda em nossos relacionamentos, e quais as alterações em nossas rotinas de trabalho?
Diante dessa quarentena histórica, muitas empresas, como por exemplo o #twitter, já sinalizaram que vão adotar o modelo #homeoffice, mesmo após o fim do isolamento social. Com isso, muitas pessoas se desesperaram por não estarem confortáveis com essa nova modalidade de trabalho. Mas calma, tudo tem solução!

Acreditamos que a prática do home office em si, não seja o problema, e sim a forma como ele está sendo executado. Os processos das empresas estão estruturados para ocorrerem com os trabalhadores in loco. As atividades demandam colaboradores no escritório e não foram desenhadas para sustentar um trabalho à distância. Essa situação naturalmente gera improdutividade e excesso de trabalho quando levada para um trabalho em casa, e deverá ser revista por empresas que pretendem adotar o home office como uma nova modalidade de trabalho. Logo, fique calmo, você não terá que trabalhar mais, só pelo fato de estar em casa.
Outra questão, é que durante a quarentena, bares, cafés, parques e restaurantes encontram-se fechados, e o trabalhador em home office se vê completamente enclausurado, fazendo com que não tenha a possibilidade de ter seu momento de lazer e pausa no trabalho. No ambiente home office pós quarentena, tudo será mais divertido, pode ter certeza.
Uma última questão é que os trabalhadores não se veem perfeitamente estruturados para trabalhar em casa, e muitos adotaram a mesa de jantar como a bancada de trabalho oficial da residência, muitas vezes sendo usada por até 3 pessoas simultaneamente. Talvez essa seja a principal insatisfação com o trabalho em estilo home office.

A #Cubbo observou uma crescente demanda por projetos de design de interiores que buscam a adequação de ambientes em espaços para trabalho em casa. Por isso, aproveitamos para apresentar algumas #dicas que podem melhorar sua rotina de trabalho nessa modalidade. Vamos lá:
1) Ergonomia + Ergonomia + Ergonomia
Essa, talvez, seja a principal palavra para criar um ambiente saudável de trabalho em casa. É preciso ter em mente que a medida dos móveis e suas disposições afetam, e muito, a qualidade do seu trabalho. Uma bancada de trabalho ideal deve possuir 74cm de altura e pelo menos 70cm de largura por pessoa. É muito importante também, pensar na cadeira. Sugere-se que esta seja preferencialmente ajustável entre 47cm e 57cm de altura, e que esteja pelo menos 80cm afastada de um objeto ou da parede atrás dela. Caso haja passagem ocasional atrás da cadeira, a distância recomendada é de 1,00m e se a passagem for recorrente, recomenda-se a distância de 1,20m.
2) Iluminação
A iluminação é outra palavra chave muito importante. Primeiramente, escolha um ambiente com alta incidência de iluminação natural e otimize sua iluminação artificial. Você já deve ter reparado que existem lâmpadas com tonalidade mais branca (6000k ou 6500k) e outras mais amareladas (3000K). Nenhuma dessas é 100% adequada para um ambiente de trabalho produtivo. A luz branca tende a nos deixar muito agitados, enquanto a luz amarela provoca reações de relaxamento e pode impactar na produtividade. O ideal é buscar por lâmpadas neutras de 4000k. Essa iluminação é usada pela maioria dos escritórios e auxilia na criação de um ambiente mais produtivo de trabalho.
3) Ambiente Adequado e Organizado
Escolha um ambiente na casa que você goste de ficar. Que possua uma boa janela, que não possua um grande tráfego de pessoas, e que não tenha outra funcionalidade ao longo do dia. Por exemplo: se você faz todas as suas refeições em sua sala de jantar, ela não deve ser considerada como uma opção para seu home office. Imagine ter que arrumar e desarrumar a mesa de trabalho 3 vezes por dia, para dar espaço ao café da manhã, almoço e jantar. Seria bem cansativo e desmotivador! Se possível, busque cômodos que atendam somente a função do trabalho. Caso não possua esse cômodo, estruture um ambiente multifuncional, desde que a outra função não seja essencial para a rotina da casa, como por exemplo, fazer as 3 refeições do dia.
4) Setorização
É muito importante separar um espaço para armazenar exclusivamente objetos de escritório. Não precisa ser um armário completo, pode ser uma ou duas gavetas, ou uma prateleira destinada a guardar papeis, pastas e outros artigos utilizados no seu dia-a-dia. A ideia é que você tenha fácil acesso a eles, ou saiba exatamente onde procurar quando precisar.
Esperamos ter te ajudado a criar um ambiente de #homeoffice saudável. Caso possua mais dúvidas, entre em contato com a gente. A #Cubbo desenvolve projetos residenciais, corporativos e comerciais personalizados e orientados a entender suas necessidades específicas.
Siga também a #Cubbo nas redes sociais:
Instagram: @cubboprojetos
Linkedin: /company/cubbo-projetos
Facebook: /cubboprojetos
Acesso o Site: www.cubboprojetos.com.br